Quais são os principais tipos de rodapé?

Entenda as diferenças entre os tipos de rodapé e conheça as principais características de cada modelo.
Os rodapés são unanimidades nos projetos de construção ou reforma. Isso porque seja em ambientes residenciais, comerciais ou corporativos, esses elementos fazem toda a diferença no acabamento do espaço entre as paredes e os pisos. Mesmo quando não chamam tanta atenção quando entramos no cômodo, o rodapé possui um papel importante na estética e na proteção das áreas onde são instalados.
Ao longo dos anos, o segmento arquitetônico vem disponibilizando cada vez mais tipos de rodapé com diversas estruturas, materiais, texturas, cores, tamanhos e formatos. Assim, é possível encontrar o modelo certo para o projeto que combine com o seu piso, atendendo ao seu estilo e às necessidades do seu ambiente.
Confira os principais tipos de rodapé
Os tipos de rodapé podem ser classificados de duas maneiras diferentes: por meio da sua forma de instalação ou através do material utilizado.
Tipos de rodapé: instalação
Rodapé convencional ou sobreposto: esse tipo de rodapé é o mais tradicional e utilizado no Brasil. Na sua instalação, o material é aplicado sobre a parede e fixado de acordo com as orientações do fabricante. Desse modo, o rodapé fica sobreposto e forma um pequeno degrau na junção com a parede.
Rodapé embutido: como o próprio nome sugere, esse rodapé é instalado sobre um recuo ou recorte feito na parede. Assim, o rodapé embutido não fica sobreposto, mas encaixado no mesmo nível da parede, formando uma superfície reta e lisa.
Rodapé invertido: também conhecido como rodapé flutuante, esse rodapé é o mais diferente entre as opções citadas. Nesse tipo de instalação, o material é posicionado dentro de um recorte mais baixo em relação à parede. Então, devido a essa aplicação, o rodapé invertido deixa um espaço entre o final parede e o piso, criando o efeito de que a parede está “suspensa” ou “flutuando”.
Tipos de rodapé: materiais
Rodapé de cerâmica e rodapé de porcelanato: assim como os pisos produzidos com esses materiais, esses tipos de rodapés possuem características semelhantes de acabamento. Geralmente, eles seguem o mesmo modelo do revestimento instalado, onde o próprio piso é recortado para confeccionar o rodapé.
Rodapé de madeira: normalmente, esse rodapé é usado em ambientes que possuem o piso do mesmo material, como os assoalhos de madeira maciça. E do mesmo modo que os pisos dessa categoria, os rodapés de madeira também oferecem uma aparência com veios naturais. Em contrapartida, esse material demanda um investimento maior e é sensível à umidade e à ação de cupins.
Rodapé de MDF: derivado da madeira, esse rodapé é uma alternativa mais acessível em comparação ao rodapé de madeira. Por causa de sua composição, ele não possui grande resistência à água, mas ainda entrega um bom acabamento em tonalidades naturais.
Rodapé de poliestireno: esse rodapé é fabricado com um material plástico de poliestireno ou PVC. Esse tipo de rodapé é uma solução recente e moderna, conhecida por proporcionar muitos benefícios. O rodapé de poliestireno é versátil, durável e fácil de instalar. Além disso, ele pode ser reciclado e agregar outras funções, como a passagem de fios e cabos.
Como escolher o melhor tipo de rodapé?
Para selecionar o modelo de rodapé ideal para o seu projeto, nada melhor do que contar com a ajuda de um profissional especialista. Por isso, a Estilo Decorações disponibiliza um atendimento personalizado para cada cliente. Assim, conseguimos encontrar o tipo de rodapé perfeito para combinar com o seu piso, com o seu ambiente e com o seu orçamento. Trabalhamos com produtos das marcas de referência no setor de revestimentos para oferecer o melhor custo-benefício. Também temos uma equipe formada por especialistas experientes e prontos para entregar serviços com acabamento de alta qualidade.
Fale com a gente, confira nosso catálogo com diferentes tipos de rodapé e conheça o trabalho da Estilo Decorações.